quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Atração internacional

Depois de muita insistência e até terrorismo psicológico (ameaçamos cortar seu cabelo, caso não entregasse o texto no prazo que estipulamos e, ainda, outros cortes em lugares que não crescem novamente como o cabelo e que faz falta à virilidade masculina), Hikaru, nosso Ricardão, entregou o texto para o Haja Paciência. Nesse meio tempo (que podemos chamar de longo tempo) ele sempre se esquivava de nossas insistentes cobranças com uma justificativa, no mínimo, ordinária: Não compreendo o português.
Pois esse japonês brasileiro que ainda não consegue se sintonizar com o fusão horário dessa outra parte do globo, a parte mais animada e subversiva, mostrou com seu texto que… que… é, realmente, ele não compreende muito bem o português, mas é esforçado e o que vale é a intenção, não é verdade? Em breve estará falando um português tão impecável como o presidente da República. É, o exemplo não foi dos melhores, eu sei.
Hoje pela manhã, ele entregou-me esse material que os senhores leram e disse: O texto está prefeito!
Ouvi e, sadicamente segurando o riso, pedi para ele repetir a frase: O texto está prefeito! Falei algo errado?
Mami, que estava ao meu lado e aparentemente compreendendo o erro idiomático do colega, explodiu em risos. Segui o mesmo caminho e que Nossa Senhora dos Intercambistas me perdoe!
Valeu mesmo pelo texto, Hikaru!
Pois aqui vai: como Hikaru enxerga o Brasil. Além dos olhos, já me adianto antes da piadinha infame.
Um texto prefeito, né?

Bom dia!!!
Tudo bem??
Eu sou Hikaru Ricardo Kayama. Muito prazer!!
Sou intercambista e vim do Japão no dia 17 de julho. Eu tenho vinte anos. Faço 21 anos no dia 14 do mês que vem. Eu estudo na UNESP com amigos divertidos. ^^Eu passei dois meses no Brasil. Ainda não entendo bem as aulas e também não consigo conversar muito, mas minha vida é alegre a graças aos meus amigos. Muito obrigado!!
Bem, quando cheguei ao Brasil fiquei muito admirado.
Em primeiro lugar, tudo é extenso!!! O país, as cidades, as faculdades, os vegetais… todas as coisas são exageradas. Depois, as pessoas também.
Em segundo lugar, muitos brasileiros gostam de futebol!!! Não é?? Tem as muitas quadras de futebol e todo mundo tem seu time favorito. Acho que o país é grande no futebol.
Terceiro, os brasileiros são gentis. Ao abrir qualquer porta, homem abre isso. E homem segue depois de mulher passar. No Japão não existe tal cultura. É a boa nota do Brasil.
Contudo, há uma diferença: no Brasil, o modo de usar o banheiro e de se fazer as refeições são diferentes. No Japão todo mundo usa Hashi. Você sabia??
Depois, no Japão quase não tem festa. Não é festa, tem essas que se chama Evento, LIVE, Concerto etc. Quando eu vou a uma festa, fico animado!!
Bem, não fiz viagem ainda, mas quero ir a vários lugares. Por exemplo, Manaus, Salvador e o Rio de Janeiro (só praia) rs! Vou esperar até os dias das férias!!
Eu termino por aqui, pois ainda não tenho a capacidade para escrever um texto.
Se vocês me verem, venham falar comigo ^^
Tchau☆Até mais!!

2 comentários:

Nathália Bottino disse...

Eeeeeee
Ricardão, Ricardão, Ricardão!
Agora a Mami vai escrever para o nosso! ;)

Mais que Pélvis! disse...

aaaahhh!!! que bunitinhuuu!!!

Ricardão para presidente, já disse! hahaha

Beijo, Ana Lis.