quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sim senhor, senhor!

As forças armadas vão ocupar diversas comunidades no Rio de Janeiro, para proteger a integridade e a segurança dos eleitores nas próximas eleições municipais.

Interessante, comparando dois diferentes momentos históricos de nosso país, é observar que em menos de 25 anos mudou radicalmente o papel dos militares no cenário político nacional.

Lembremos que até a metade dos anos 80, tínhamos uma força militar relacionada à ditadura e a repressão dos movimentos políticos e sociais. Já agora, vemos as forças militares (Marinha e Exército) contribuindo para a manutenção do ritual mais emblemático da democracia, as eleições.

Não nos iludindo, temos de destacar que qualquer atuação do exército na sociedade civil deve ser realizada com o máximo de cuidado devido a possível desvalorização das forças armadas e o perigoso autoritarismo. É certo, além disso, que a própria necessidade de intervirem representa a precariedade e ineficiência dos órgãos de segurança, no caso, da polícia.


http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/rio_de_janeiro/noticias/2008/09/11/forcas_armadas_comecam_a_ocupar_sete_comunidades_do_rio_1757977.html

Nenhum comentário: