sábado, 27 de setembro de 2008

Arrumando a Casa ou Não Reclame dos Meus Posts Curtos

Olá, postagem administrativa é uma droga pra quem não conhece os homens do Blog.
Lamento que , por motivos de força maior eles se façam necessários.
Eu, Ombudsman interno, responsável por intermediar questões de autocrítica do Blog, atendendo diariamente no S.A.C.( Serviço de Aturamento dos Comentaristas) do Hajapaciencia4/S.A. (Sociedade Alcoolizada - anônimos eramos antes do Blog), venho esclarecer alguns boatos, explicar certos inconvenientes e admoestar sobre falsas afirmações de colegas mal intencionados da mídia.

Há um grupo de políticos, que, sentindo-se atingido pelas denúncias de nosso jornalismo sério e ético, plantou recentemente três postagens em nosso Blog e excluiu dezenas de postagens, mais notadamente dos Colaboradores Rôney Rodrigues e Gabriel Salgado, este último tendo até seu cadastro no Blog cancelado (conferível através da do baixo número de postagens de ambos e da ausência do nome do comentarista Musta na lista de colaboradores no final do boxe verde do canto direito).

Entramos em contato com a Google Inc., empresa que, além dos E.U.A., da Russia, da EMI e da Maçonaria, controla também o Blogger.blogspot para tentarmos recuperar as postagens levianamente excluídas mas não obtivemos ajuda. Em nota eles nos responderam:

“ As mensagens são de responsabilidade integral do(s) blogueiro(s), não cabendo ao Google qualquer responsabilidade quanto ao seu conteúdo, sua correção gramatical ou sua exclusão.”

Contudo, quando tentamos excluir as postagens anteriores, que induzem ao leitor costumaz do Blog a idéia de conflitos no nosso gabaritado escrete de jornalistas escrotos, eis a posição do Google:

"Agora já foi publicado, nem faz mais diferença... tem postagem que dá pra excluir , outras não, vocês não deram sorte... zica do pântano, hein?
Melhor sorte na próxima,
saudações Google Inc."

Felizmente, nossa rede de inteligências, a Hajabin, Hajência Anti-espionagem Brevemente Intelijênte, descobriu o que tramavam os tais políticos. Tudo não passa de um golpe muito bem articulado para gerar conflitos internos e nos fazer parar com as denúncias.

Tomadas as devidas precauções contra a ameaça, o grupo maligno que, obviamente tem fortes ligações com a Google Inc. seqüestrou o nosso colunista mais engajado e , por meio das mais cuéis torturas o obrigou a postar sobre uma suposta greve . A Hajabin Descobriu o cativeiro e o resgatou o jornalista, que infelizmente teve os dedos da mão direita quebrados pelos seqüestradores. Ele ficará longe das teclas por algum tempo, em média , o tempo que levamos pra postar aproximadamente sete vezes.

Como se pode perceber, já há manifestações dos colunistas que eram mais prejudicados pelas ações dos nossos opressores, e havemos de intensificá-las, mostrando que somos uma equipe forte, sempre pronta pra levar a você, leitor, as injustiças e incoerências do mundo.

As desculpas esfarrapadas apresentadas pelo blogueiro Rôney não passaram de um mal entendido já esclarecido pelas informações que citei acima.

Nosso atual problema é a cobertura que a grande mídia vem dando para o caso. A Google, por meio de seu canal , Mais que Pélvis, destacou a repórter Ana Lis para cobrir os acontecimentos recentes dando uma angulação favorável ao que nossos opressores querem divulgar. Cuidado , caro amigo, muito cuidado com o que lê por aí.

Sem mais, peço desculpas pela brevidade com que trato tema tão sério, mas temia tornar-me enfadonho. Agradeço a atenção.

Atenciosamente,

Thiago Teixeira, J.B.
Ombudsman Egocêntrico Interino.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Pulando os entretantos…

Após as reivindicações feitas pelo companheiro Russo e resposta de Buba, deixo apenas minha revolta e indignação diante da denúncia maior que não se fundamenta: Onde está a segurança neste meio de informação (internet)? Quem será que vai nos proteger da ação suja e má intencionada dos “Hackers”?

Atingido pela falta de proteção de nossas publicações, esperando que este post chegue ao seu destino, vejo que a única saída é enfrentar sem temor a ação das forças ocultas* que nos atingem.

Pulo assim os entretantos e parto para os finalmentes… Aí vai mais um post (eu espero):

Após eclodir crise da maior potência econômica mundial, a revista Veja publicou mais uma edição com uma capa (ao menos a capa – confesso que não tive o desprazer de ler a matéria) com a seguinte chamada “Eu salvei Você!”, alegando logo abaixo que o governo Estado-unidense EVITOU o colapso financeiro mundial.

O que é para se destacar é a visão que a revista nacional de maior tiragem constrói: certa adulação aos gringos em questão, sem expor a reflexão de que na verdade a crise se faz por culpa, ou como conseqüência de atitudes e da postura assumida por esse Estado (E.U.A.).

Em contrapartida a tal publicação, anunciou-se na mídia ontem (24/09/09) - http://economia.uol.com.br/ultnot/afp/2008/09/24/ult35u62304.jhtm, a grande preocupação de Bush de uma economia, que segundo ele, está toda em perigo.

Estranho pensar que um veículo de grande representatividade nacional como a Veja expõe aos seus leitores uma sobriedade da “maior potência mundial” que não existe. Crise que até mesmo o ditad… ou melhor, o presidente George W. Bush admite, e demonstra a intenção de intervir em grandes proporções.

Afinal, o que não se deve fazer para manter a maior potência capitalista e neoliberal?

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Direito de Resposta Concedido ao senhor Buba pelo Ministério dos Blogueiros

Prezado grevista;
Em virtude de sua ação escusa, entrar em greve, principalmente, em uma profissão tão recompensadora e que dá todo o suporte para sua ascensão na imprensa (tipo trabalhar sem remuneração), devo manifestar-me contra essa posição beligerante. A Corporação Haja Paciência S/A, em reunião fictícia por MSN (notificada em scraps do Orkut no dia 66/66/6666) e contando com seu corpo de quatro membros-sócios que detém todo o poder acionário da empresa, decidiu por unanimidade de 3 votos a 1 que não se responsabilizará pelas despesas psiquiátricas que a abstinência de postagem poderá lhe provocar.
A política da empresa para ações grevista é bem clara: chacina sem piedade. Mas como estamos sofrendo pressões de grupos ligados a esquerda-neoliberal, estamos tomando atitudes mais democráticas: você poderá escolher as armas a serem utilizadas na chacina. Isso representa um grande avanço em nossa política empresarial, sempre disposta a promover a pluralidade.
Entrei em contato com o Sindicato do Blogueiros Ausentes para informar-me sobre minha situação, e assessorado por um advogado colocado a minha disposição pelo dito Sindicato (o mesmo advogado do Maluf e que o instrui a fazer aqueles pronunciamentos, digamos, “não convincentes” ), pronuncio-me: “Durante os dois últimos meses eu postei regularmente: um por dia. Mas parece que hackers ligados a oposição tem apagado meus posts com o intuito de denegrir minha imagem junto a Corporação Haja Paciência e abarrotar o processo democrático. Mas o povo está do meu lado!”.

Atenciosamente,
Buba Cara-de-Pau Rodrigues

PS: E já foi uma postagem!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Atração internacional

Depois de muita insistência e até terrorismo psicológico (ameaçamos cortar seu cabelo, caso não entregasse o texto no prazo que estipulamos e, ainda, outros cortes em lugares que não crescem novamente como o cabelo e que faz falta à virilidade masculina), Hikaru, nosso Ricardão, entregou o texto para o Haja Paciência. Nesse meio tempo (que podemos chamar de longo tempo) ele sempre se esquivava de nossas insistentes cobranças com uma justificativa, no mínimo, ordinária: Não compreendo o português.
Pois esse japonês brasileiro que ainda não consegue se sintonizar com o fusão horário dessa outra parte do globo, a parte mais animada e subversiva, mostrou com seu texto que… que… é, realmente, ele não compreende muito bem o português, mas é esforçado e o que vale é a intenção, não é verdade? Em breve estará falando um português tão impecável como o presidente da República. É, o exemplo não foi dos melhores, eu sei.
Hoje pela manhã, ele entregou-me esse material que os senhores leram e disse: O texto está prefeito!
Ouvi e, sadicamente segurando o riso, pedi para ele repetir a frase: O texto está prefeito! Falei algo errado?
Mami, que estava ao meu lado e aparentemente compreendendo o erro idiomático do colega, explodiu em risos. Segui o mesmo caminho e que Nossa Senhora dos Intercambistas me perdoe!
Valeu mesmo pelo texto, Hikaru!
Pois aqui vai: como Hikaru enxerga o Brasil. Além dos olhos, já me adianto antes da piadinha infame.
Um texto prefeito, né?

Bom dia!!!
Tudo bem??
Eu sou Hikaru Ricardo Kayama. Muito prazer!!
Sou intercambista e vim do Japão no dia 17 de julho. Eu tenho vinte anos. Faço 21 anos no dia 14 do mês que vem. Eu estudo na UNESP com amigos divertidos. ^^Eu passei dois meses no Brasil. Ainda não entendo bem as aulas e também não consigo conversar muito, mas minha vida é alegre a graças aos meus amigos. Muito obrigado!!
Bem, quando cheguei ao Brasil fiquei muito admirado.
Em primeiro lugar, tudo é extenso!!! O país, as cidades, as faculdades, os vegetais… todas as coisas são exageradas. Depois, as pessoas também.
Em segundo lugar, muitos brasileiros gostam de futebol!!! Não é?? Tem as muitas quadras de futebol e todo mundo tem seu time favorito. Acho que o país é grande no futebol.
Terceiro, os brasileiros são gentis. Ao abrir qualquer porta, homem abre isso. E homem segue depois de mulher passar. No Japão não existe tal cultura. É a boa nota do Brasil.
Contudo, há uma diferença: no Brasil, o modo de usar o banheiro e de se fazer as refeições são diferentes. No Japão todo mundo usa Hashi. Você sabia??
Depois, no Japão quase não tem festa. Não é festa, tem essas que se chama Evento, LIVE, Concerto etc. Quando eu vou a uma festa, fico animado!!
Bem, não fiz viagem ainda, mas quero ir a vários lugares. Por exemplo, Manaus, Salvador e o Rio de Janeiro (só praia) rs! Vou esperar até os dias das férias!!
Eu termino por aqui, pois ainda não tenho a capacidade para escrever um texto.
Se vocês me verem, venham falar comigo ^^
Tchau☆Até mais!!

É greve, doutor

Meus caros amigos e amigas, brasileiros e brasileiras, companheiros e companheiras, militares e militantes e mais a cambada toda que estiver lendo: comunico a todos os integrantes deste blog que estou em greve!

Revoltado com problemas trabalhistas, resolvi explorar meu lado sindicalista, já que me considero um torneiro de idéias (torneira não porque sou macho), um metalúrgico que vez ou outra acaba cortando acidentalmente um mindinho da informação.

Depois de tanto tempo de dedicação e trabalho não tive meus pedidos quanto a atualizações atendidos pela alta cúpula do Haja Paciência4. Reuni-me com minha consciência numa assembléia mental russa (em português) em que optamos por uma ação dura (e ninguém tem nada a ver com isso) pela paralização de nossas atividades no site até que tenhamos nossas exigências atendidas, nem que seja na caixa de mensagens.

Lista de exigências:
1 - O blog deve ter pelo menos uma postagem diária, seja de quem for
2 - Musta e Buba devem atingir a marca de 22 postagens
3 - A postura política do JB deve ser de agora em diante de centro-direta conservadora populista (hehehe, essa é brincadeira)
4 - Quero que alguém me peça desculpas (cota de 25% para exigências emo)

Nosso setor blogueiro não trabalhará enquanto a 2ª exigência não for cumprida e enquanto os outros três pontos não forem discutidos. Estou aberto a negociações.

Alea jacta est (olha a jaca a este, em tradução livre e descompromissada), como Julio César disse ao atravessar o Rubicão andando sobre as águas para fugir dos hunos. Ou quase isso.


Carinhosamente
Renato Diniz e Russo

Privada nos presídios

Vi na Folha de S. Paulo que integrantes da OAB apoiam José Serra (PSDB) quanto a idéia de privatizar os presídios do estado. Para poupar gastos do governo, a administração passaria pra a iniciativa privada. São propostas.

Ou seja: agora vão surgir as cadeias de cadeias.

sábado, 20 de setembro de 2008

Crônica Bauruense

Faz tempo que eu não paro para escrever uma crônica, ou qualquer texto que fosse mais longo sem compromisso. Faz tempo também que eu penso no que escrever sobre a cidade de Bauru, onde moro desde março, mas nunca parei para botar nada no papel. Se bem que agora escrevo no computador mesmo.

Caso é que resolvi juntar o útil ao agradável, com o perdão do meu lugar-comum pragmático, para falar das minhas impressões desse lugar-mais-ou-menos comum onde vim parar.

Sempre ouvi falar que Bauru era uma das melhores cidades para se viver. Como estava em dúvida se iria para Londrina ou pra cá, pesquisei no Wikipédia informações sobre as cidades, ouvi opiniões e tal, e pelo sim, pelo não, acabei escolhendo essa cidade mais pela questão da distância do que por outra coisa.

Não vou dizer que me arrependi, nem vou falar que "pra variar escolhi o pior dos dois" e tal. Gosto muito daqui, mas também tenho algumas observações a fazer. Pra começar, fui me informando sobre a situação política do município e me surpreendi ao saber que isso aqui estava um caos.

O atual prefeito (e não quero tomar qualquer posicionamente sobre seu governo, afinal cheguei aqui com o bonde andando, quase chegando no próximo ponto) está sem partido e nem pensa em segundo mandato. Nas eleições falam de um candidato sem muitas propostas que lidera pesquisas, de opositores fracos e um casal cujo marido já foi prefeito, foi condenado por improbidade, deveria estar preso, mas é a principal arma da campanha da esposa.

Com todo esse quadro, me surpreendi ao ler no jornal de hoje que pela primeira vez em 20 anos um prefeito de Bauru começara o trabalho com dinheiro no caixa para ser aplicado em qualquer área.

Mesmo não votando por aqui, vou acompanhar como fica tudo isso.

Acho que me empolguei e escrevi mais do que esperava. Mas depois continuo com essa crônica bauruense...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Mais um Diário da Semana

DIÁRIO DA SEMANA
_____________________________________________________________

MALETA DE COSMÉTICOS DA ABIN NÃO TINHA GRAMPOS

Boliviano ficam de cochabamba com conflito

QUEDA DAS BOLSAS DO MUNDO TODO É A PRINCIPAL CAUSA DA QUEBRA DE CELULARES E ESPELHOS

Cientistas baianos descobrem água de coco em Marte

KASSAB E ALCKMIN EMPATAM NA PREFERÊNCIA... DO PSDB

Os incomodados que se mudem

A nova tática de Chávez e Evo para resolverem os problemas que a oposição interncional vem trazendo para seus respectivos países é bastante democrática: "Não tá achando justo? Vaza!"
Na última dessas expulsões, o cidadão expulso teria violado a constituição do país.

Já a União Européia e os E.U.A. são mais eficientes, quem é contra eles nem entra!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Lição de economia

para os mais leigos , a diferença prática entre intervencionismo e neo-liberalismo:

intervencionismo, ou assistencialismo, é quado o Lula resolve pegar uma parte dos impostos pagos pelo contribuinte e distrbuir, em tese, para a população carente (que não deixa de ser contribuinte também...), em troca de votos.

(Neo)liberalismo, é quando o Bush desembesta a pegar a grana do contribuinte dele para salvar grandes bancos da falência, mas só depois de estes terem usado e abusado dos seus clientes ( também conhecidos como contribuintes) usando taxas e impostos absurdos com a desculpa de que se os clientes não quisessem , poderiam escolher outro banco...

espero que, depois da explicação, essa diferença não esteja muito clara, como pra mim não está

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Um olho no peixe, outro no Gato

Lula demosntrou hoje uma visão progressista sobre a união civil.

A oposição acha que o presidente só apóia o casamento homossexual por que ia ficar mais fácil pra ele e a Dilma adotarem o PAC.

Adão, Eva e Lucy

Mudaram de idéia: agora o Vaticano reconhece a Teoria da Evoluçao de Darwin, mas sem perdoar o cientista (e entregar tudo de mão beijada?). Segundo a turma de lá, a teoria não contradiz a bíblia.

É que o escritor do livro famoso (a Bíblia) quis omitir essa introdução meio chata, sabe? Alguns milhões de anos e tal.

Fato é que o Papa Bento XVI já alugou o dvd de Jurassic Park, mas está numa indecisão se assiste ou não. Será que é pecado?

Bom, de qualquer jeito o alemãozão já pode ouvir Lucy In The Sky sem trauma.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Apelação

A produtora Brasileirinhas, conhecida por dar versões próprias à alguns filmes consagrados (e emprego para ex-atrizes globais e ex-dançarinas de programas "de televisão") , está com um novo projeto.
Chama-se "Casa-da-Mãe-Joana".
No enredo um ator famoso de seu elenco tenta se eleger vereador. Se conseguir, a Câmara dos Vereadores finalmente vai ter um profissonal da sacanagem.

domingo, 14 de setembro de 2008

marketing político...

A campanha política de Geraldo Alckmin para a prefeitura de São Paulo usa como cabo eleitoral Ismael de Araújo.
Um rapaz eloqüente, boa voz, carismático, negro, ideal para camapnha não fosse pelo livro que publicou , em parceria com Fabiano Rampazzo.

O pessoal do PSDB deve ser dos poucos que caíram no xaveco do rapaz.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Rumor benígno

Na Coréia do Norte eles juram que o primeiro-e-único-ministro Kim Jong-Il não tem problemas de saúde, ao contrário do que rumores vêm afirmando.

Também falaram isso do Ariel Sharon e do Fidel Castro... né?

Pára-com-isso

Com toda aquela balela de "espírito olímpico", de exemplo de vida, batalhas pra se chegar onde está, desafios na carreria e tal, (não que eu ache isso tudo errado, mas falo do jeito como tratam esses pontos) ninguém está dando atenção pros Jogos Pára-Olímpicos?!

Sim senhor, senhor!

As forças armadas vão ocupar diversas comunidades no Rio de Janeiro, para proteger a integridade e a segurança dos eleitores nas próximas eleições municipais.

Interessante, comparando dois diferentes momentos históricos de nosso país, é observar que em menos de 25 anos mudou radicalmente o papel dos militares no cenário político nacional.

Lembremos que até a metade dos anos 80, tínhamos uma força militar relacionada à ditadura e a repressão dos movimentos políticos e sociais. Já agora, vemos as forças militares (Marinha e Exército) contribuindo para a manutenção do ritual mais emblemático da democracia, as eleições.

Não nos iludindo, temos de destacar que qualquer atuação do exército na sociedade civil deve ser realizada com o máximo de cuidado devido a possível desvalorização das forças armadas e o perigoso autoritarismo. É certo, além disso, que a própria necessidade de intervirem representa a precariedade e ineficiência dos órgãos de segurança, no caso, da polícia.


http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/rio_de_janeiro/noticias/2008/09/11/forcas_armadas_comecam_a_ocupar_sete_comunidades_do_rio_1757977.html

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Abertura Republicana

George W. Bush deve estar seguindo conselhos do partido , que, pra ganhar as eleições vindouras, se vale da proposta Democrata e promete mudanças.
Com a intenção de demonstrar que os novos governantes Republicanos serão mais maleáveis , depois de escalarem Sarah Palin para concorrer à vice-presidencia, a nova medida foi começar a retirar soldados do pais.

oito mil já vieram , os outros 138 mil estão tão otimistas que mal podem esperar...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Post 100

Chegamos ao post 100! Digo, na verdade esse é o 101, mas vocês entenderam...

Gostaria de dizer que... peraí

Gabriel?
Rôney?
Thiago?

Ecoo??? Ecooo??

Frases não tão históricas

Justiça proíbe Maluf de usar frase de Marta em seu espaço no Horário "Político". É aquele "Relaxa e goza".

Maluf ficou tão indignado que gritou "Estupra, mas não proíbe!!... digo... proíbe mas não... ééé... hummm".
Ou não foi isso?

E a filha adotiva de Médici perdeu o direito a pensão militar do pai. Seguinte: ela foi adotado pelo avô, o presidente-simpatia, para que alguém da família continuasse recebendo o pagamento.

Será que ela já saiu dizendo "Vou conseguir essa pensão de volta nem que seja na porrada!" ?

domingo, 7 de setembro de 2008

Probobover

E do jeito que as coisas estão, há maior probabilidade de alguém ser processado por probidade, né??


E o post 100?

Toda essa meia verdade

Em mais um dia de 7 de setembro, com desfiles e festividades por todo o Brasil, entristece pensar que na verdade tudo o que comemoramos é resultado de um processo liderado por uma minoria, que não é o Brasil, que não é e nunca foi a verdadeira representação da nação brasileira.

Vale sempre comemorar a liberdade conquistada, já que estamos hoje inseridos em uma "democracia" não submetida, diretamente como éramos, a nenhuma metrópole.

Mas há de se lembrar sempre de que toda conquista hoje comemorada fora realizada por setores da elite que pensaram, sobretudo, em seus próprios interesses, em detrimento, do melhor para todo o povo.

Lembrar que a história do Brasil, em pouquíssimos e raros momentos, pôde ter a efetiva participação popular.

Comemoro este dia com trechos da música do grupo Capital Inicial, e termino com link de uma notícia de mais uma triste notícia das eleições em nosso "democrático" e "independente" país.

Independência

"Toda essa intensidade
Buscamos identidade
Mas não sabemos explicar
Mas não sabemos explicar...

Procuramos independência
Acreditamos na distância entre nós...

Toda essa meia verdade
A qual temos nos conformado
Só conseguimos nos afastar
Nós aprendemos a aceitar...

Tantas coisas pela metade
Como essa imensa vontade
Que não sabemos explicar
Que não sabemos saciar...
Se paro e me pergunto
Será que existe alguma razão
Prá viver assim
Se não estamos
De verdade juntos...

Toda essa curiosidade
Toda essa intensidade
Toda essa meia verdade
Tantas coisas pela metade
Toda essa curiosidade
Toda essa intensidade..."


LINK: http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/rio-de-janeiro/2008/09/07/ult6022u141.jhtm

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mais Diário da Semana

CPI dos Grampos convoca ministro Nelson Jobin (defesa) para lugar de Juan, contundido.

Funcionário da Abin é flagrado comprando grampos em papelaria

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Republicanos modernos

O mundo não é mais o mesmo...
Os republicanos, cansados da fama de retrógrados, ultra-direitistas, moralistas e de não respeitarem as minorias, resolveram mostrar que seus críticos estão errados ao definir quem vai se candidatar a Vice-presidente com John McCain:
O posto será ocupado por Sarah Palin.
E daí que a moça tenha projetos de separar o Alaska do resto dos E.U.A., defenda o ensino do criacionismo, duvide que seja o homem quem causa o aqueciemnto global, seja contra o ensino sexual e incentive a abstinência (talvez não com a eficácia que gostaria...) ,seja contra o casamento homossexual, contra a liberação do uso de drogas,e a favor da pena de morte?
Ela é uma mulher...
Tratando-se de republicanos , isso é um avanço e tanto...

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Me escapuliu...

O seriado mexicano "Chaves", exibido pelo SBT, empatou com os noticiários da TV Globo, no começo da tarde desta segunda. (Folha Online)

Chaves tem sido a grande atração do SBT desde 1981. Com razão. Ele se mostrou eficiente mesmo sofrendo as inconstâncias do humor de Silvio Santos que troca seu horário na grade de programação assim como troca de gravata.
O menino do barril mostra muito mais agudeza e ironia com os problemas sociais brasileiros (sim, El Chavo é mexicano, o que não impede que suas críticas à sociedade mexicana nos soe extremamente familiar), muito mais do que o jornalismo maquiador da realidade da Globo (está certo que toda realidade jornalística é construída, não existe a suposta Teoria da Objetividade, mas fazer o que a Globo faz já é manipulação descarada e barata) ou, como diz Homer Bonner, o jornalismo Willian Simpson. Não foi sem querer querendo.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pra não passar em branco...

Hitler já alertava que as massas caem mais facilmente em uma grande mentira do que em uma pequena. E em época de eleições vemos que essa verdade perversa faz mesmo sentido, como há de convir comigo o ministro Celso Amorim que provocou reboliço citando outra frase do Fuher nazista.
Promessas como “vou erradicar a fome em nosso município”, “ninguém nunca mais vai ficar em uma fila de hospital por mais de 30 minutos”, “aplicarei maciçamente na educação, porque educação não é gasto, é investimento” e todos esses discursos demagógicos, reforçam que a população acredita em vindouros dias melhores, acredita nas grandes mentiras que os candidatos vomitam na cara do eleitorado. Afinal, é mais fácil acreditar em alguém que diz que não haverá mais fome e analfabetismo e que a saúde caminhará as mil maravilhas do que em um que diz que só vai dar uma melhorada básica no sistema e que as verbas públicas não dão para construir novas escolas e postos de saúde etc. Sinceridade atrapalha projetos, como bem sabe o leitor quando a sogra pergunta se a sopa de legumes está gostosa ou não.
Mas extrapolar nas mentiras como fazem os políticos nesse período eleitoral é demais. Alguns se apresentam como se tivessem projetos de caráter messiânico na Terra. Outros, como já alertava Nikita Krushev, prometem construir pontes onde não há rio. Cúmulo dos cúmulos. Balelas políticas! É aquela história: há bom político, mas político bom é inconcebível. É como exigir que uma prostituta seja virgem, que o Robinho jogue de beque no Real Madrid, que o Mc Creu componha sonetos em ritmo sáfico. Impossível!
Daí vem a pergunta: e votar para quê?
É difícil escolher um candidato, porque isso implica em escolhas e escolha implica em conseqüências. É como minha avó diz, rapadura é doce, mas não é mole não, não dá pra fazer a omelete sem quebrar os ovos. Sábia dona Berenice. Temos a “escolha de escolher” um candidato. Votar em branco ou nulo, apesar de soar como uma “revolta” pela falta de candidatos dignos (já que hoje escolhemos nossos governantes entre o execrável e o aviltante ou, em outras palavras, o “menos” pior), é confortável, mas inútil. Não contribui com o processo democrático, não dá fluxo ao cenário político (já lento) do país. Pode-se argumentar que esses votos não fazem a diferença, que para trocar seis por meia dúzia tanto faz votar ou não. Pode ser. Pode não ser. Mas quando não se vota, outra pessoa fala em seu lugar. E a quem será que você estará emprestando sua voz?