terça-feira, 15 de julho de 2008

A boa e velha globalização

“A emergente cidade turística muçulmana de Dubai prende 79 pessoas em campanha contra a indecência nas praias”, é o que noticiou a Folha On-line no dia 14 de julho (segunda-feira).

Um dos motivos para o agravamento da rigidez no “controle”, foi quando guardas locais flagraram um casal de britânicos fazendo sexo em uma praia, fato somado a grande ocorrência de nudez, ou “topless” nos últimos meses.

Não podendo deixar de considerar que Dubai é uma cidade árabe, curioso observar ainda, a venda deliberada de bebidas alcoólicas nas praias (Recriminada pelo Islã).

Dubai se destaca por uma cidade que investiu o dinheiro ganho com o petróleo no turismo, fazendo, por exemplo, ilhas artificiais e os hotéis que almejam ser os mais caros e desejados do mundo.

Até ai não há problema algum. Globalização... Valoriza-se o bem e o desejo dos poderosos clientes de todo o mundo, desenvolvimento tecnológico, praias excepcionais, uma maravilha! Até que surgem conflitos como o do dia 14.

Seria de qualquer forma vantajosa a liberalização da bebida alcoólica, a liberalização do uso de roupas (biquínis e sungas) ocidentais nas praias? E em casos mais extremos, o tratar de desvios da decência bem como nos países ocidentais?

Indaga-se: o quão vantajoso é essa “evolução e desenvolvimento” da cidade, pagando o preço com o desrespeito da cultura e religião local, dos preceitos da religião islâmica?

A boa e velha globalização impondo sua história mais uma vez...

Nenhum comentário: