terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Complexo de vira-lata

Brasileiro é foda. A gente tem uma certa angústia por não ser visto como europeus, ou pelo menos "americanos", que nos impede de valorizar qualquer feito tupiniquim.
Um brasileiro luta bem no UFC? O gringo é melhor. O Santos vai jogar contra o Barcelona? Vai passar vergonha (foi mal, Yuri). Filme brazuca concorrendo ao Oscar? Não vai ter chance. Vamos sediar a Copa e as Olimpíadas? Não vai dar certo. Michel Teló vai tocar lá fora? Ai que vergonha...    
Entrevistei o professor de antropologia Claudio Bertolli Filho sobre como o brasileiro via a Copado Mundo de 2014. Uma das respostas, sobre a auto-imagem do brasileiro, é tão foda que mereceria ser emoldurada num jpeg de compartilhamento do facebook: 

A auto-imagem é um fenômeno complexo, fruto de uma negociação realizada entre a identidade requerida por um grupo e a atribuída pelos outros. Esta negociação se dá em várias frentes, dentre elas cultural, histórica, sócio-econômica e político-ideológica. Devido às relações de poder engendradas historicamente na sociedade brasileira, a tendência é, no plano da identidade requerida, o brasileiro considerar-se trabalhador, honesto, capacitado para grandes realizações, etc. No referente à identidade atribuída, é pensado como pouco sério, não afeito ao trabalho, incapaz para as "tarefas importantes". Assim, um indivíduo se percebe como trabalhador, sério, etc, mas fala que os brasileiros (como se ele não fosse brasileiro) é vagabundo, malandro, etc.
Essa lógica explica também o nariz torto do seu amigo que gosta de política quando alguém fala de futebol perto dele; o olhar de desdém daquela sua amiga fã de Almodôvar quando você comenta sobre a novela da Globo; ou os dedos nos ouvidos dos fãs de Tchaikovsky ou Metallica ao passar por uma quadra de escola de Samba. 

Essa é a pior das sequelas da colonização: pensar que aquilo que é produzido na colônia pode prejudicar o gosto refinado de quem se deu a admirar a nata do que se produz nas metrópoles. E não basta simplesmente não gostar, é preciso denegrir, negar, evidenciar o intelectualizado repúdio ao que é produzido pelos aborígenes.

Não quero dizer que somos obrigados a gostar de tudo que se produz aqui. Também não consigo mais ouvir um "ai se eu te pego"  sem querer a morte do Michel Teló. Mas precisamos ser coerentes: "Run the world" da Beyoncé não é nenhum soneto heroico também. Cadê a campanha "tirem a Beyoncé da capa da Rolling Stone que ela não representa o R&B" ? Vê, é uma questão de vira-latismo, mais que uma questão de culturas desrespeitadas.

O Brasil não vai exportar suas grandes composições: que gringo vai entender o português  da voz eloquente do João Gilberto? A gente tem uma mania de colocar os maiores expoentes da nossa música em pedestais, sem nunca escutá-los, pra depois reclamar das pessoas que acham "thererê" sensacional e se esquecem dos nossos ícones.

Uma coisa que gente como eu (incapaz de repetir um dois-pra-lá-dois-pra-cá que seja) nunca vai entender é que música pra dançar segue outras regras, atende outras demandas. Daí o Michel Teló fazer sucesso na Bélgica e o Chico Buarque não. Daí o 50 Cent ser idolatrado por aqui e o Bob Dylan nem tanto.

E por fim, amigo, até a sua mania autoritária de dizer que a música dos outros não é cultura faz parte de uma das culturas brasileiras. A mais pedante delas, inclusive.

2 comentários:

Verídico disse...

Sensacional, como sempre!
Parabéns!

Guilherme disse...

Muito bom Jaça!