sábado, 6 de dezembro de 2008

Quem é Bundão Levanta a Mão 2


Dando prosseguimento ao texto sobre a manipulação ao estilo Buranku.


Pense no Brasil. Gigante pela própria natureza, belo, forte e impávido. Mas você acredita mesmo que não há grupos de magnatas que influenciam as decisões do Senado e do Congresso Nacional e que todas as leis e decretos são aprovados pelas nossas Excelências simplesmente para o progresso do país? Há interesses privados por trás das decisões do governo e muitos títeres na política brasileira, como não deixaria de ser. Há as elites latifundiárias no Nordeste, como a família Sarney e Cavalcante; industriais e empresários no Sudeste, como os Matarazzos e Marinhos; madeireiros e pecuaristas no Norte e assim sucessivamente, em todos os cantos do país, há manipuladores vestidos de negro, mas por convenção são invisíveis e ninguém protesta ou argumenta contra. Conformismo mórbido.
Quanto à formação intelectual existe a mesma coisa. Você provavelmente se considera autônomo em relação a sua liberdade de pensamento, mas será mesmo que esse pensamento é tão livre? Será que muitas das suas concepções de mundo não são frutos das ações de certos manipuladores de Bunraku, que lhe bombardeia de produtos ideológicos como cinema, música e literatura, construindo uma filosofia coerciva?
Os manipuladores de preto acabam mesmo nos convencendo que temos autonomia e que não há nenhuma força agindo sobre nossos membros. E assim somos “aliciados” em um processo de conformismo. Alguém pode dizer que não é um conformista, mas no fundo é. Sim, lá no fundo todos são. Você não começa sempre fazendo a barba pelo mesmo lado, não deixa passar aquele troco errado só porque eram apenas alguns centavos? Não abotoa a camisa sempre de baixo pra cima e quando vai dormir vira-se sempre para aquele lado, porque é melhor? Esses são sinais de inércia, de indivíduo cooptado, de cabeça-baixa, de conformismo ou, como diz a sabedoria popular, de um “bundão” que é “enrolado”. Há manipulação bem ao estilo Buranku, sim, e aceitamos, por mais antieuclidiano que isso possa parecer.
Pode parecer um exagero falar dessa forma, aparenta aquelas teorias da conspiração tipo que Paul McCartney está morto ou que o papa é judeu. Mas a questão é ações que pensamos ser tomadas como exercício de autonomia, muitas vezes são influenciadas direta ou indiretamente por certos grupos de poder. E nós, somos manipulados, por mais clichê que isso possa parecer. Isso é ou não é ser “bundão”?

Um comentário:

Mais que Pélvis! disse...

minha conclusão: sou uma bundona!
novamente, Bubinha, amei seu texto! Fã número UM!

beijão, Lorinhaa!