quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Partido da Quimera Política e espectros políticos

A minha petulante idéia de explicar política não me deixou dormir.
Depois de comentar intervencionismo, ou conservadorismo e liberalismo, (ou... é liberalismo mesmo!) econômico, vou falar de espectro político.
Há uma confusão no Brasil com essa história de direita e esquerda (como se não houvesse com nenhuma outra...).

Bom, no lápis, é assim: direita é conservadora nas questões sociais e liberal nos assuntos econômicos, esquerda é liberal nos fatores sociais e conservadora na economia, got it?
No Brasil temos o PSDB do José Serra, que alguns juram ser de direita, e o PT de Lula, que outros acusam de esquerdista.

Falando de economia, José Serra, do PSDB, é um exemplo intervencionista com sua brilhante atuação na quebra das patentes de coquetéis contra AIDS e no desenvolvimento dos genéricos. Lula, do PT, com seu mandato que garantiu aos banqueiros recordes de faturamento, ou por considerar usineiros e empresários heróis, é um digno exemplo de liberal.

Com uma estranha sensação de que exista algo trocado na postagem, prossigo:

Sobre as questões sociais, ambos se empurram no estreito do muro. São ambos a favor de estudos com células tronco, aborto em casos específicos, criticam intervenções militares, ambientalismos, políticas contra o aquecimento global, que são posturas liberais.
Contudo, todavia, entretanto, porém, quem vota no Brasil é uma esmagadora maioria Cristã e quem financia campanhas eleitorais em terras tupiniquins são mega empresários que, tradicionalmente, seguem costumes conservadores.

Eis a direita e a esquerda do Brasil.

Para completar a lambança, temos DEM e PMDB, que sabem o que querem , mas escolhem ora um, ora outro, para se fazerem representados.
Temos também, no Planalto AmaZônico, uma diversidade partidária imensa que não sabe o que quer, e que deveria ser logo patenteada, antes que algum cientista gringo descubra que em um desses micro partidos que a compõem guarde a cura desconhecida de algum doença genética ou infecto-contagiosa .

Esses partidos deveriam voltar para onde curgiram.Pra ser mais preciso, deveriam voltar para a PQP, famigerado Partido da Quimera Política, um mega partidão que abriu o que não devia e deu origem a essa partidaiada catarrenta.

Esse moço explica aqui o drama com um pouco mais de habilidade.

Um comentário:

Renato Diniz disse...

interessante esse jogo de esquerda e direitaa

seria uma boa patentear essa turma tbm! os tucanos por exemplo vêm sofrendo uma série de mutações internas que poder fazer com que sejam classificados em duas especies, pelo menos em são paulo, não é? tem o tucano amarelo, que prefere parceiroos que costumam gritar em eventos em hospitais e tem também o tucano chuchu, que é um pouco mais esquecido, meio deixado de lado, sabe?

Flwww!