segunda-feira, 20 de outubro de 2008

o inferno e nossas boas intenções

Houve uma tragédia em Santo André.

Três vidas foram diretamente alteradas. Outras tantas, familiares das três citadas, indiretamente, desde o incidente, não são e nem nunca mais serão as mesmas.
A polícia falhou.

São estes os consensos.


A partir daqui eu passo a divergir.

A polícia errou muito drante a negociação, mas não errou ao negociar.
Teve falhas grosseiras em suas ações, mas não falhou ao esperar o último minuto pra agir (ainda se discute o desenrolar dos fatos. Se assim como suponho desenvolveram-se, eu reitero minha opinião)

Tentou salvar três vidas.A vida de duas adolecentes e a de um criminoso.
Não deu certo. Falta experiência, falta aparelhagem pra dar certo.


No fim, os três sofreram. A jovem Eloá, indiscutivelmente, pagou mais caro.
No entanto, posso dizer que o aparato Estatal, especificamente nesta ocasião, respeitou os direitos humanos, fez o que pode, expondo suas deficiências, em busca da melhor saída possível.

Da maneira como se desencadearam os eventos, quem desrespeitou os direitos humanos, foi o assassino, Lindemberg, não o Estado.


Por não ponderar sobre o valor da vida das pessoas, aplaudo orgulhosamente a ação policial.
Não é cargo da polícia julgar. Não é cargo da população. Muito menos cabe à imprensa dar como unânime a opinião que endossa.

Há quem diga que bandido bom é bandido morto. Na grande mídia , infelizmente, é um raciocínio bastante corriqueiro. Especialistas, treinados na S.W.A.T., corroboram essa visão.

A S.W.A.T. é excelente para a comparação. Aparelhagem, treinamento, e recursos são bastante csemelhantes aos da P.M. paulistana, haja vista a paridade entre as forças da P.M., aparelhada com tudo o que possui, e a dos policiais civis, desarmadoseem menor número, lutando por reconhecimento edignidade salarial (pronto, se alguém se exaltou com minha defesa a P.M., neste caso eu a condeno).

Houve quem dissesse que sentia vergonha de ser brasileiro pela ação policial.
Vergonha eu sentiria se ela executasse bandido e vítimas como o sistema judiciáio gringo favorável a pena de morte anda fazendo.

Ora , é um crime passional!

Pimenta Neves está livre. Não se chama Lindenerg. Não há repórteres policiais na frente da casa dele.
É outro crime passional, não é?

Dois pesos e duas medidas? Ou será que , por Pimenta Neves ter sido por bastante tempo um importante homem de mídia, o crime dele seja mais leve?
Alguém viu a cobertura do enterro de Sandra Gomide? alguma comoção nacional?
err.... Alguém pensou em castas? 

bobagem minha, perdôe-me.




Nenhum comentário: