quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Mao que fizemos

Esse é um manifesto de um ex-comunista revoltado.
Desconsidere-o se parecer-lhe demasiado parcial.

Vou falar da China.
Por que ninguém mais quer saber dela.
Ou melhor, ninguém quer assumí-la.

Que quero dizer com isso:
A China se diz Comunista. Foi pressiomada a arbrir o mercado pra fazer parte do mundo. Fê-lo. Aderiu a economia de mercado. Parcialmente. As ZEE's sim, o campo, não.
Sendo assim , torna-se mezzo Capitalista, mezzo Comunista , com bastante "cebola" e "cheiro verde".

Só que, num jantar de intransigentes, comunistas não se servem porque o lado do mercado tira o sabor do prato, e capitalistas perdem o apetite só de olhar para a refeição com ingredientes do chefe Mao. Apetitosa ou não, a foi preparada por cozinheiros dos dois lados do muro que, se não me trai a memória, caiu em 89.

Que fazer com a China , então?Como faz qualquer panelinha colegial, cheia de preconceitos, olhemos pra ela:

A China é autoritária, desrespeita os direitos humanos, tratados ambientais, ética, direito, mãe de juíz, imagem de santo, feriado de ação de graças etc.
Por conta disso, ninguém a quer por perto na foto de fim de ano.

Contudo, ela faz todos aqueles trabalhos chatos e coloca o nosso nome se dermos a ela o que ela quer... Por conta disso, todo mundo quer ser do grupo dela.

Ela é necessária à economia (formal e "paralela") do planeta, tanto quanto as damas das casas de tolerância eram necessárias à preservação da castidade das donzelas das vilas de bandeirantes
O que leva a China a tingir seu céu de cinza? a explorar seu povo?a vender facas a paises africanos em guerra? Dinheiro, oras! Não recebesse, não o faria, seguramente.
O mundo a impediria? E ficar sem seu nome no trabalho?

A China abastece o mundo. Enquanto for assim, discursarão Populistas e Republicanos contra o autoritarismo ou a selvageria comercial que lá se emprega, mas manterão firmes e volumosos os negócios com a sede das últimas Olimpíadas.

Olimpíadas,esse é o tipo de puniçao que a China recebeu por separar os joelhos para o capitalismo selvagem e tornar-se o país mais poluidordo mundo. Se a moda pega, em 2022 teremos Copa do mundo em Havana.

Um comentário:

Renato Diniz disse...

nada com uma analise culinária da china!

mto bom!

(a greve continua)

abraço!