sábado, 5 de março de 2011

Libia, esquerda e direta

O maior problema da esquerda são os ditadores que dizem defendê-la e o segundo maior são os militantes que defendem esses tiranos. Como um esquerdista laico, quase um pagão, vou traduzir um depoimento que a Al Jazeera postou em sua brilhante cobertura de um massacre de civis que Muammar El (escolha a grafia) está comandando. A intenção é tentar flexibilizar um pouco as certezas de alguns fanáticos.

Ahmed, morador de Az Zawiyah fala para a Al Jazeera por telefone do meio da batalha. Gritando pra ser ouvido sobre o som do fogo da artilharia e de pequenas armas, ele reporta:

A cidade está sendo bombardeada por tanques, armas pesadas e morteiros. Os rebeldes estão se esforçando pra resistir, de forma basdtante primitiva. As forças invasoras são impiedosas e brutais. Há muitos feridos e muita gente assassinada nas ruas.

Não há piedade com os civis. Os tanques do regime atacam a todos indiscriminadamente e não temos como nos defender.

A situação atual é trágica. É muito séria. Nós esperávamos que o mundo interviesse, mas eles nos desapontaram. As balas vêm de todos os lados

Eles estão atirando nos cidadãos Líbios e nos nos convencemos que vamos morrer aqui. Lamento muito, estamos no meio de uma batalha e a artilharia é mito pesada, a ligação pode cair a qualquer momento

Nós fizemos prisioneiros, tirados de dois tanques, e estamos tratando com respeito. Mas eles estão atrando em nós, estão nos matando.

Onde estão as Nações Unidas, ou a Liga Árabe ou a comunidade internacional que tem falado sobre os nossos direitos e sobre nos proteger? Não sei se eles vão cumprir com a palavra deles.

Estou no meio da Praça dos Mártires e estamos conduzindo a batalha. Os tanques nos cercaram e estão atirando em todos os prédios, residenciais ou comerciais. Os tiros e a destruição é indiscriminada e os civisd estção se abrigando nos prédios ao redor da praça - mas eles ainda não desistiram.

Todas as partes da sociedade - todas elas - profissionais ou fazendeiros, estão juntas, ajudando-se na esperança de conseguir sobreviver.

Mas é muita violência, e é indiscriminada - e quanto ao número de mortos e feridos? eu não pude contar ainda. PRECISAMOS DO MUNDO AQUI, PRECISAMOS QUE INTERVENHAM - PALAVRAS NÃO BASTAM. NÃO É UMA QUESTÃO DE GÁS OU PETRÓLEO QUE PRECISAM PARA O PAÍS DE VOCÊS - SÃO VIDAS HUMANAS E SANGUE SENDO DERRAMADO - NESTE INSTANTE.

Ditadores são um câncer, independente de onde se situam no espctro político. Bóbbio já avisou, quando diferiu esquerda e direita, que os radicais não estão afastados nas pontas do raciocínio ideológico: extremas esquerda e direita são muito mais similares entre sí que seus pares moderados.

Independente do seu tom de cinza entre o preto e o branco, esteja atento pra não manchar-se de sangue inocente.

Nenhum comentário: