sexta-feira, 23 de abril de 2010

Baralho sujo

Marketing político é um lance delicado, que resolve eleições.
Não é à tôa, todos os partidos contratam cada vez mais variados profissionais pra cuidar do assunto. Toda ajuda é importante, mas, como diz o ditado, o inferno está cheio de boas intenções.
As coordenadorias de campanha de Dilma e Serra devem estar morrendo de vontade de encaminhar mais uns pra lá.

Anticronologicamente, vou falar do segundo caso , que, ainda que mais recente , gera menos discussão. Quando a Folha dá um erro dos tucanos, é que a coisa foi grave mesmo. O Instituto Sensus divulgou uma pesquisa que dava empate técnico entre os principais candidatos, e deixou o pessoal do PSDB meio cabreiro. O trabalho para a investigação não foi pequeno. Decidiram processar o Instituto.

Descobriram depois que a denúncia se baseou nos dados de uma pesquisa errada. Pois é.

Falha por Falha, em ano de eleição, o PT não ficaria atrás. Mas esta é questionável: Há quem dia que a campanha nova da Globo foi uma propaganda explícita em favor do candidato José Serra. Outros acham que foi uma campanha implícita. E minha professora de Jornalismo televisivo, que talvez fosse endossada pela velhinha de Taubaté, devem achar que não passa de coincidência: segundo a própria Globo, o jingle teria sido roteirizado em novembro passado. Como Serra só definiu seu slogan em 10 de Abril, a emissora não teria como adivinhar. (será que não dava, mesmo?). Se ainda não viu, confira:


Sabe que eu concordo com ela? Conveniência definiria melhor a situação. Seja como for, se o a marquetada do PT se mantivesse quieta, o debate mais importante seria sobre a parcialidade política da campanha Global. Seria um forte argumento caso precisasse questionar a honestidade da emissora, como em 1989.

Contudo, como o novo coordenador protestou twitter, a Globo resolveu tirar o jingle do ar, suscitando um novo debate: a Globo estaria sendo censurada? O PT não estaria abusando do poder?

Como vemos, ambos partidos têm que comer muito arroz com feijão pra manter uma campanha como fazem Republicanos e Democratas nos EUA.O jogo não é tão simples: O PSDB achou que tinha o Zap, mas não tinha conferido a carta virada. O PT, que distribuiu as cartas, fez maço, mas deu a Escopeta pro adversário e desperdiçou o Zap. Que será que eles ainda tem na mão? Seja como for, ainda há muito jogo pela frente.

Nenhum comentário: