quarta-feira, 19 de agosto de 2009

desendosso...

se eu endossei a candidatura da Soninha anteriormente, hoje devo corrigir-me.
Soninha aindaé uma cabeça ase respeitar, mas sua postura política decepcionou-me.
Um pretenso partido Socialista que alinha-se com o PSDB para apoiar Serra e opor-se ao PT não pode ser levado a sério. Soninha, a quem admiro por dar sua cara às causas que endossa, até pela contraditoriedade da situação, não parece estar tomando tão nobre atitude neste caso.

Acredito que os jornais deveriam ter um mínimo de decência e declarar seus candidatos (é uma formalidade, posto que não se faz necessária grande inteligência para "desvendá-la"). A isenção e a imparcialidade não são complementares. Aliás, quando um jornalista declara seu endosso, disponibiliza ao seu leitor a avaliação de sua isenção.
Escondido atrás do mito da imparcialidade, se (supostamente) não favorece ninguém, não seria possivel ter sua isenção questionada, argumento este que defende a maior parte das redações do país. Oras, como diria Mino, "é de conhecimento até do mundo mineral" que imparcialidade não é o forte do jornalismo tupiniquim, São sempre perceptíveis os protegidos da mídia (e os protegídos são sempre os mesmos, diga-se), e, sendo assim, não há como sustentar tal silogismo.

Não acredito em isenção sem endosso. Mas, por hora, não tenho candidatos, só o evidente viés centro-esquerdista, que tende à social democracia. Quando houver candidatos, por uma questão de honestidade, aviso.

Um comentário:

Renato Diniz disse...

num digo que o jornal devesse escolher o partido, mas pelo menos deixar claro qual sua postura politica, tipo... logo abaixo do nome do jornal, acima da manchete do dia: um jornal neo-liberal...

pq não?